Saber o horário e o nível da maré baixa é essencial para fazer muitos passeios no Nordeste – sobretudo os passeios as piscinas naturais na praia e no rio aracatiaçu.
Fora do Nordeste e do Norte, as marés não variam muito, nem influenciam passeios, então a tábua das marés não tem tanta importância.
Só aprendendo a usar a tábua das marés você vai ter certeza de de fazer um passeio de maré baixa no horário certo.
Não existe aquela dica “a maré baixa é sempre de manhã ou pela tarde”. Não é. O horário da maré muda todos os dias.
A tábua de marés nada mais é do que uma tabela contendo os horários das marés altas e baixas ao longo do dia. De acordo com as fases da lua e a data o mar poderá ter níveis de água mais altos ou mais baixos, portanto a tábua de marés vai ajudar a você prever o melhor data e horário para aproveitar os passeios.
Normalmente ocorrem dois períodos de maré alta e dois períodos de maré baixa ao longo de um dia. O intervalo entre a maré alta e a maré baixa é de aproximadamente 6 horas.
Todo dia a mudança das marés ocorre entre 30 e 45 minutos mais tarde do que no dia anterior.
Em muitos destinos você precisa pagar um barco para fazer passeios até chegar as piscinas naturais no mar e em Icaraizinho você pode ir caminhando, de bike ou de carro, pois elas ficam na beira da praia. Aproveite
Outras tabelas de marés (Site da marinha - Porto do pecém) e da praia de moitas (mais próxima de icaraizinho)
As piscinas naturais de Icaraizinho se situam no canto extremo direito da praia,
No caso do passeio de barco no Rio aracatiaçu a lógica é inversa.
O melhor horário é com as marés altas ou próximas, pois os trechos em meio ao manguezal precisam de maior volume de água para o barco passar.
Horários próximos de meio-dia, com o sol bem de cima garantem melhores fotos, do que horários muito cedo ou muito próximo do por-do-sol.